terça-feira, 3 de abril de 2012

Atividade física, porque é tão importante?

Atividade física, porque é tão importante?



Olá meninas!!
Após um longo período afastada estou de volta e venho falar de um assunto que agora faz parte de minha vida, a prática de exercícios físicos. Logo após a minha cirurgia de redução de estomago tive de tomar uma série de medidas e metas e serem cumpridas em minha vida, coisa que estou gostando muito de fazer pois antigamente não poderia nem pensar em fazer devido as complicações que eu tinha com a minha coluna e meus joelhos, pois estava com 142 Kg medindo apenas 1,58 de altura, hoje 57 kg off e muito feliz >.< . Orientada pelo meu médico e devidamente apita a praticar essas atividades fui a uma academia e me inscrevi na musculação e digo a vocês estou amando a minha nova vida. Estou mais disposta sabe com mais pique pra aguentar a correria, é ótimo e estou aqui pra falar um pouco disso pra vocês.

A atividade física consiste em exercícios bem planejados e bem estruturados, realizados repetitivamente. Eles conferem benefícios aos praticantes e têm seus riscos minimizados através de orientação e controle adequados. Esses exercícios regulares aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral. Afetam de maneira positiva o desempenho intelectual, o raciocínio, a velocidade de reação, o convívio social. O que isso quer dizer? Há uma melhora significativa da sua qualidade de vida!
Mas o que é atividade física? De acordo com Marcello Montti, atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.
No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. Assim, vemos como a atividade física é assunto de saúde pública. 

Quais são os benefícios da atividade física?
A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.

Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Veja, a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.

Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.

A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco ativos. Entre os últimos e aqueles que se exercitam mais, a diferença não é tão grande. Assim, não é necessária a prática intensa de atividade física para que se garanta seus benefícios para a saúde. O mínimo de atividade física necessária para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200Kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor freqüência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais freqüentes.




Como é feita a escolha da atividade física adequada?
A escolha é feita individualmente, levando-se em conta os seguintes fatores:
• Preferência pessoal: o benefício da atividade só é conseguido com a prática regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realizá-la. Assim, não adianta indicar uma atividade que a pessoa não se sinta bem praticando.
• Aptidão necessária: algumas atividades dependem de habilidades específicas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando de atividades mais leves.
• Risco associado à atividade: alguns tipos de exercícios podem associar-se a alguns tipos de lesão, em determinados indivíduos que já são predispostos.
Para finalizar devemos ressaltar que a prática de atividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por profissional qualificado, incluindo médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física. Caso sinta algo diferente é mandatório informar ao responsável. Outro ponto importante, que não deve ser esquecido, é a adoção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e fibras. Prefira o consumo de carnes grelhadas ou preparadas com pouca gordura. Evite o consumo excessivo de doces, comidas congeladas e os famosos lanches de "fast-foods". E lembre-se: beba muito líquido (de preferência água e sucos naturais).
A atividade física consiste em exercícios bem planejados e bem estruturados, realizados repetitivamente. Eles conferem benefícios aos praticantes e têm seus riscos minimizados através de orientação e controle adequados. Esses exercícios regulares aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral. Afetam de maneira positiva o desempenho intelectual, o raciocínio, a velocidade de reação, o convívio social. O que isso quer dizer? Há uma melhora significativa da sua qualidade de vida!

No meu caso eu comecei com caminhadas leves indicadas pelo médico e só depois fui liberada para a academia, hoje pratico duas modalidades, musculação e spinning. Uma atividade para tonificar e enrrigecer e a outra aeróbica, me sinto muito bem faço minhas atividades 6 vezes por semana, claro estou acompanhada pela nutricionista que me ajuda com a dieta a ser seguida. Vale lembrar também que o sedentarismo desencadeia vários problemas e com o passar do tempo vai ficando cada vez mais difícil de resolver -los o corpo só responde mediante aquilo que proporcionamos a ele ou seja: se você é ativo o corpo está bem, se você é sedentário o corpo grita por socorro. Quando o corpo vai bem a mente também vai bem.
Então é isso meninas esse é o meu post de hoje, marcando minha volta ao blog agora com mais tempo pra postar espero que gostem e comentem bjus e até o a próximo post.

Fonte: Boa saúde.




4 comentários:

elly disse...

Boa noite querida
ótimo post
recebi meu par da Bárbara Krás,
vc comenta?
obrigada e aproveite os sorteios do blog ok
são 2 ótimos, vc vai amar! ;)
bjão
www.coisasdeladdy.com

elly disse...

Bom dia querida
Agradeço muito seu comentario no meu blog
fico muito feliz com sua participação
vim te desejar FELIZ PASCOA
e tudo de bom na sua vida♥
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FELIZ PÁSCOA!!!

Angélica Menezes de Souza disse...

Oii lindona, tudo bem ?!
Dei uma passada pelo seu blog, e gostei muito...
Estou te seguindo, dê uma passada la no meu tbm, e segue de volta ok...

Beiijus !!

http://toquesdeclasse.blogspot.com.br/

Helisa Brito disse...

Muito lindo seu blog flor.
Super seguindo aqui.
Segue o mais estilosa também?!

http://www.maisestilosa.com

Sucesso sempre ;D